Skip to content
Jesiel Viana

Guia para se tornar um(a) desenvolvedor(a) Web

·8 min read

Web Carreira

Este guia tem como objetivo servir como um roteiro de estudos para pessoas iniciantes em desenvolvimento Web e pessoas aspirantes a desenvolvedoras Web. Os tópicos de estudos são apresentados numa sequência que eu acho pertinente para o aprendizado, desde os conhecimentos básicos e teóricos da Web até os conhecimentos e habilidades mais avançadas e práticas que são fundamentais para se tornar um(a) bom/boa desenvolvedor(a) Web.

Portanto, recomendo para quem está iniciando o estudo de acordo com a sequência apresentada. Caso você já tenha conhecimento de alguns tópicos mais avançados, recomendo que estude os mais básicos também.

Você pode aprender HTML, CSS , Javascript e criar suas páginas Web tranquilamente sem saber nada sobre HTTP (que é um conhecimento mais básico, teórico, que muitas vezes é ignorado durante o aprendizado de Web), mas provavelmente em algum momento da suas carreira profissional você vai se deparar com problemas que para resolver vai te exigir conhecimentos de fundamentos, tais como HTTP.

Diante disso, eu diria que você pode iniciar no mundo do desenvolvimento de software sem saber os fundamentos básicos da área (algoritmos, estruturas de dados, protocolos, etc.), mas para se tornar um desenvolvedor sênior você precisará saber os fundamentos.

E caso você não tenha estudado os fundamentos no início vai ter que estudar/aprender com a carreira em andamento, isso não significa que seja ruim, o que eu quero deixar claro é que você precisará estudar e saber os fundamentos em algum momento.

Você pode escolher estudar no início ou no meio, atualmente eu prefiro estudar no início, mas confesso que comecei a trabalhar com desenvolvimento Web sem saber os fundamentos (ex.: não sabia nada de HTTP). E isso atrapalhou o meu crescimento profissional, em alguns momentos de discussões de projetos e tomada de decisões, esses conhecimentos fizeram falta, então eu comecei a perceber essa carência como um débito de conhecimento técnico (sabia assuntos avançados e desconhecia coisas básicas) e fui estudar sobre esses fundamentos.

Após estudar mais sobre a Web e entender seu funcionamento básico, melhorei bastante minha capacidade de resolver problemas e realizar tomada de decisões embasadas em fundamentos empíricos e conhecimentos técnicos. Além disso, me sentia muito mais confiante durante as discussões de projetos com os membros da equipe de desenvolvimento (agora eu falava com propriedade de conhecimento ). Portanto, não igore os fundamentos!

Pronto! Chega de papo e vamos para a lista de tópicos que você precisa estudar para se tornar um desenvolvedor Web, em cada tópico eu disponibilizei uma lista de links para materiais sobre o tema, que você poderá estudar de forma gratuita e adquirir o conhecimento necessário para se tornar uma pessoa desenvolvedora de software para Web.

Primeiramente, o que faz uma pessoa desenvolvedora web front-end? Veja o vídeo abaixo e entenda:

Agora vamos para o que você precisa estudar e aprender para se tornar uma pessoa desenvolvedora Web.

1 - Internet

O que você precisa saber: Entender o funcionamento básico da Internet. Para compreender o que é a Internet precisamos entender o conceito de rede de computadores, que pode ser definida como a interconexão entre dois os mais computadores que permite a transferência de dados entre si através de cabos ou sem fios (https://mzl.la/2Wr7GQi). E assim, podemos descrever a Internet como uma rede de computadores em escala global, ou seja, a interconexão várias redes ao redor do mundo, formando uma grande rede mundial de computadores.

Aprenda sobre Internet:

2 - Web

O que você precisa saber: Conhecer os principais componentes da Web e como eles se comunicam. Web é um sistema de documentos em hipermídia (textos, imagens, vídeos, sons, etc.), conhecido como páginas Web, que são interligados e executados por meio da Internet. A principal característica da Web é justamente a interligação entre as páginas através de links,que possibilita uma navegação ampla e fluída.

Para começar a entender o funcionamento da Web precisamos conhecer alguns componentes básicos que compõem a arquitetura da Web, os principais componentes são: cliente, servidor, navegador, HTTP, DNS.

Aprenda sobre Web:

3 - HTML

O que você precisa saber: Sintaxe, principais elementos, semântica, formulários e boas práticas.

Hypertext Markup Language - HTML, é uma linguagem de marcação utilizada para criação de páginas Web. A linguagem HTML permite estruturar uma página web e seu conteúdo com texto, imagens, vídeos, etc. E interligá-los com outras páginas na Web de forma simples e padronizada. HTMLnãoé uma linguagem de programação, na verdade, HTML é uma linguagem de marcação, formada por um conjunto de elementos. Os elementos HTML são definidos por meio de tags,que são utilizadas para definir a estrutura do conteúdo.

Aprenda sobre HTML:

4 - CSS

O que você precisa saber: Sintaxe, seletores, principais propriedades, design responsivo e boas práticas.

CSS - Cascading Style Sheets (Folha de Estilos em Cascata em português), é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML. O CSS formata a informação entregue pelo HTML. Essa informação pode ser qualquer coisa: imagem, texto, vídeo, áudio ou qualquer outro elemento criado.

Aprenda sobre CSS:

5 - Javascript

O que você precisa saber: Sintaxe, tipos e estruturas de dados, escopos, controle de fluxo, laços de repetição, funções, integração e manipulação dos elementos HTML e boas práticas.

JavaScript é uma linguagem de programação multiparadigma (procedural, orientada a objetos, funcional) e multiplataforma. É uma linguagem leve. É uma linguagem bem leve e que não necessita de muitos recursos para utilizá-la, basta um navegador Web. Javascript roda dentro do navegador, do lado cliente. Javascript é fundamental para qualquer desenvolvedor Web, se você trabalha com front-end é obrigatório saber Javascript.

Aprenda sobre Internet:

6 - Git e controle de versão

O que você precisa saber: Versionamento, trabalho colaborativo, controle de versão e utilização de ferramentas Git online (Github).

Sistema de controle de versão que permite integrar as modificações de diversos colaboradores em um única base de código, fazendo o controle de modificações e conflitos. Além disso, cria todo histórico de alterações no código do projeto, permitindo facilmente voltar para qualquer ponto para saber como o código estava naquele momento.

Git é um sistema open-source de controle de versão, sendo o mais utilizado pelos desenvolvedores atualmente. Foi desenvolvido em 2005 por Linus Torvalds, o famoso criador do kernel do sistema operacional Linux.

Aprenda sobre Git e controle de versão:

7 - Frameworks Javascript para front-end

O que você precisa saber: Entender a estrutura e funcionamento de frameworks SPA e aprender pelo menos um framework Javascript para front-end (Angular, React ou Vue)

No contexto atual do desenvolvimento Web os frameworks SPA tem se tornado dominante, cada vez mais estão sendo utilizados e para você que está iniciando nesse mundo ou já um desenvolvedor Web é super recomendado aprender/dominar pelo menos um dos frameworks mais utilizados: Angular, React ou Vue.js.

Para iniciar no mundo dos frameworks SPA eu recomendo o Vue.js, acho ele mais simples e fácil de aprender (pra quem já tem um conhecimento básico de HTML, CSS e JS) , além disso é o framework JS mais utilizado no mercado .

Aprenda sobre frameworks Javascript:

8 - Teste automatizado

O que você precisa saber: Aprender a utilizar ferramentas de testes automatizados (Jest) e entender a importância da automatização.

Item fundamental para qualquer projeto Web, portanto é de suma importância que todo desenvolvedor de software desenvolva habilidades e a cultura da criança de testes automatizados (testes de unidade, testes de integração e testes end-to-end). Para facilitar o desenvolvimento de testes existem diversas ferramentas que auxiliam o desenvolvedor, para execução de testes em aplicações front-end e Javascript eu recomendo o Jest, que é um poderoso framework de Testes em JavaScript com um foco na simplicidade. É open-source, criado pelo Facebook.

Aprenda sobre testes automatizados:

9 - Hospedagem online

O que você precisa saber: Conhecer as principais plataformas de nuvem (cloud) para hospedagem de sites (Netlify, Vercel, Heroku)

A forma mais prática e fácil de disponibilizar uma aplicação Web online é colocando-a em uma plataforma de nuvem (cloud). Portanto é importante que qualquer desenvolvedor conheça algumas dessas plataformas para disponibilizar suas aplicações ( Netlify, GitHub Pages, Vercel, Heroku ). Além disso, quase todas a empresas utilizam essas plataformas para disponibilização de suas aplicações e serviços online, sendo um requisito básico para qualquer dev conhecer essas plataformas.

Aprenda sobre plataformas de hospedagem na nuvem:

Conclusão

Espero que este guia te ajude na construção da sua carreira como pessoa desenvolvedora de software e que você se torne um dev de sucesso!!

Obrigado por ter chegado até aqui, ESTUDE!

Você acha que faltou algum tópico? Recomenda algum outro material que não está nos links? Deixe seu comentário sobre, grato!

O conteúdo deste post também está disponível em vídeo e infográfico, veja abaixo:

O infográfico que representa o guia descrito acima, fique a vontade para baixá-lo e compartilhar.

Guia para se tornar um(a) desenvolvedor(a) Web